Um mutirão da campanha Novembro Azul, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), será realizado no sábado (8), das 7h às 13h, em Salvador. Para ter acesso ao atendimento é necessário fazer agendamento prévio pela internet a partir desta segunda-feira (3).
Durante a ação serão atendidos homens cis, mulheres trans e pessoas não binárias a partir dos 40 anos. Os pacientes que apresentarem alterações nos resultados dos exames serão encaminhados para investigações complementares na rede estadual de saúde.
O mutirão acontecerá no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado no bairro do Cabula, e no Centro Estadual de Oncologia (Cican), no Horto Florestal.
Ao todo, o HGRS vai oferecer 2 mil vagas. Desse total, 1 mil será para consultas médicas e 1 mil para exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), voltados à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata — doença que pode alcançar índices de cura de até 98% quando diagnosticada na fase inicial.
Já o Cican vai oferecer 100 vagas para consulta, no dia 8 de novembro, e 180 vagas para o PSA. No caso do exame, a realização será ao longo do mês de novembro, com atendimento realizado às segundas, quartas e sextas. Serão 15 vagas por dia.
Para a realizar o exame de PSA é necessário alguns cuidados nas 48 horas que antecedem a coleta:
- não ter relações sexuais;
- não ejacular;
- não andar de bicicleta, moto ou cavalo.
A Sesab ainda destacou que o atendimento à saúde masculina não se limita ao Novembro Azul, já que em 2022 foi inaugurado o Hospital do Homem, localizado no HGRS, que é referência na Bahia. No local, os pacientes podem ter acesso a cirurgias, transplante renal, exames de cistoscopia, estudo urodinâmico, urofluxometria e biópsia de próstata, entre outros.
Serviço
Mutirão Novembro Azul
Quando: sábado (8), das 7h às 13h
Onde: Ambulatório do HGRS




