spot_img

Nutricionista, moradora do Nordeste de Amaralina dá dicas de como se alimenta bem gastando pouco

Published:

A busca pelo corpo ideal ou motivação de saúde. Uma “boa” alimentação, com uma dieta balanceada, é fruto do desejo tanto da turma fitness como daqueles que após anos “chutando o balde” resolveram correr atrás do prejuízo. Afinal,  o que é uma alimentação saudável? O Nordesteusou foi ouvir a nutricionista e moradora do Complexo Nordeste de Amaralina,  Jemima Rocha, que entre deu diversas dicas de como se alimentar bem (e gastar pouco) durante o verão.

PRIMEIROS PASSOS

Para começar uma vida mais saudável existem alguns passos que podemos colocar em prática no nosso dia a dia!

Regular a ingestão de água, fazer lanches entre as grandes refeições, consumir uma a duas porções de frutas e salada diariamente, escolher boas fontes de proteína e reduzir o consumo de alimentos ultrapassados e começar uma atividade física são passos básicos para iniciar uma rotina mais saudável.

Normalmente a gente tem a mania de dificultar essa rotina, mas com organização e planejamento fica bem mais fácil de ser algo feito com frequência.

Também vale lembrar que cada um tem a sua individualmente, e um acompanhamento nutricional pode fazer bastante diferença nesse ponto por trazer mais soluções específicas para cada pessoa!

O acompanhamento nutricional traz a possibilidade de alcançar os seus objetivos de uma forma mais rápida, duradoura e eficiente! Seja esse objetivo de emagrecimento, reeducação alimentar, qualidade de vida ou até mesmo o controle de alga condição clínica como diabetes, endometriose, síndrome do ovário policístico, hipertensão e por aí vai!

Como eu sempre digo, o meu trabalho não é apenas a entrega de um plano alimentar, e sim um acompanhamento nutricional de verdade! Isso porque o objetivo da minha paciente se torna o meu também! E dessa forma trabalhamos juntas até alcançarmos ele!

E no geral, a alimentação equilibrada e o acompanhamento nutricional é possível para todo mundo!

MITO

“Muitas pessoas acreditam que precisa gastar muito comprando itens que em muitas das vezes não fazem parte de nossa rotina. É essa facilidade oposta ao que as pessoas costumam pensar que eu trago para o meu consultório. Meus pacientes vêem na pratica que é o básico bem feito no dia a dia que traz o resultado.  Eu trabalho com comida de verdade, com os itens da estação, de uma forma bem tranqüila, mostrando que não é necessária nenhuma receita mágica. Cada um tem seu processo: uns demoram mais, outros nem tanto, e alguns bem rápido. Aqui a gente consegue personalizar e individualizar a conduta utilizada para cada um, fazendo com que aquele paciente seja mais respeitado e alcance mais resultados durante o processo.

SE ALIMENTAR BEM CUSTA CARO?

“Depende. A depender de como você faz essa alimentação ele pode se tornar realmente muito cara. Existe alguns passos que a gente pode pôr em prática para baratear essa alimentação saudável e isso não se tornar um empecilho em nosso dia a dia.

O primeiro passo para economizar é fazer o planejamento das refeições. fazer um cardápio semanal ou quinzenal é uma excelente estratégia para se economizar.  

Uma lista de compras é o norte desse planejamento. Durante o acompanhamento minhas pacientes já saem com a lista de compra. Depois de planejar é listar esse itens.

O terceiro passo é muito importante que é a “regra dos três itens”, que minimiza as compras em excesso. Funciona da seguinte forma: a gente separa os grupos e escolhe três itens de cada grupo. Três itens de proteína: pode ser uma carne vermelha, frango e ovos. Frutas: banana, melancia e manga. Salada: Alface, tomate, pepino. Carboidrato: arroz, macarrão e aipim. Exercitar a regra dos três evita que a gente leve excesso de um grupo e acabe esquecendo dos outros.

Depois de seguir esses três passos a gente consegue aproveitar as promoções. Feira é um ótimo local para se comprar os horti-frutis: vegetais, frutas e legumes. Outra dica é comprar as frutas das estações. Itens da estação são mais em conta. Comprar uma grande quantidade e congelar é mais uma estratégia de economia. Se achei o uma promoção de frango posso comprar uma maior quantidade e fazer o congelamento…”

ALIMENTAÇÃO DURANTE O VERÃO

“Primeiro de tudo é beber bastante água durante o dia. Através da água, além dos benefícios a saúde e prevenção de doenças, a gente consegue diminuir a retenção de líquido. Nesse ponto da hidratação, a gente pode usar e abusar dos famosos suco detox, que são aqueles sucos feitos através da combinação de frutas e vegetais. Exemplo limão, abacaxi, melancia, couve, hortelã, gengibre, água de coco… São alguns ítens que a gente pode compor esse suco.

Não podemos esquecer também de consumir refeições mais leves. Uma proteína mais leve (e magra), podendo ser um peixe, um frango ou um ovo…Isso junto com uma salada de folhas, além do arroz e feijão.

A ingestão de frutas é outro ponto”.  

DICA DE OURO: “No verão a gente tem o costume de consumir bebidas alcoólicas com mais freqüência. Para evitar os danos posteriores a bebida a dica de ouro é: a cada copo de bebida (dose) um copo de água.

Quando exagerar na bebida, a gente deve voltar à rotina. Não exuste nenhum chá ou suco milagroso”. 

Mais informações:

Consultório Jemima Rocha

Endereço: 1° Travessa Cristóvão Ferreira, N°15, Nordeste de Amaralina.

Tel: (71) 99215-9144

Instagram: https://www.instagram.com/nutri.jemimarocha/

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img