spot_img

O que é Lockdown, Quarentena, Isolamento e Distanciamento ?

Published:

Desde o início do surto causado pelo novo coronavírus nos começamos a acompanhar a adoção de algumas medidas de restrição para conter o avanço do vírus como isolamento e lockdown.

Essas estratégias são conhecidas como intervenções não farmacológicas – INF (Nonpharmaceutical interventions – NPI) visando inibir a transmissão entre humanos, desacelerar o espalhamento da doença, e consequentemente diminuir e postergar o pico de ocorrência na curva epidêmica com o objetivo de diminuir a morbidade e a mortalidade causada pelo coronavírus..

As intervenções não farmacológicas são utilizadas quando não há medicamento, vacina ou tratamento para o enfrentamento de um surto, epidemia ou pandemia que colocam em risco à saúde e vidas das pessoas.

O objetivo dessas estratégias é diminuir o contato físico entre pessoas e o risco de transmissão do coronavírus para promover o achatamento da curva de crescimento dos casos de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Entre as estratégias que podem ser adotadas estão: lockdown, quarentena, isolamento e distanciamento social.

No momento no Brasil a estratégia mais adotada é o distanciamento social.

O que é Lockdown?

O lockdown é um protocolo de emergência com a adoção de bloqueio total. O bloqueio possui o objetivo de limitar a movimentação interna das pessoas, impedindo que haja contato entre as pessoas e diminuir a transmissão do coronavírus.

Durante o lockdown apenas estão autorizados a funcionar os serviços considerados essenciais. Para que cumprido as autoridades podem tomar medidas que vão desde a aplicação de multas e até mesmo prisão.

O lockdown pode ser aplicado em uma área específica que pode ser um prédio, um quarteirão, uma cidade ou até mesmo um país inteiro.

Um exemplo de Lockdown foi o realizado na China no início do surto, estudos sugerem que adoção de intervenções não farmacológicas com medidas rigorosas de bloqueio da circulação de pessoas, como aquelas adotadas na cidade de Wuhan a partir de 23 de janeiro de 2020, contribuíram para a supressão da epidemia da COVID-19 naquele país.

O que é Quarentena?

Quarentena é o isolamento de indivíduos saudáveis pelo período máximo de incubação de uma doença. O período é contado a partir da data do último contato com uma pessoa doente ou desde que o indivíduo saiu de uma área considera de alto risco de infecção por coronavírus.

O que é Isolamento?

Isolamentos são aplicados a indivíduos que testam positivo para COVID-19, porém não apresentam sintomas da doença e não necessitam de hospitalização. Esses indivíduos podem transmitir o coronavírus para outros, portanto devem realizar isolamento.

O que é Distanciamento?

O objetivo desta medida é a de distanciar as pessoas para diminuir o risco de transmissão. São medidas aplicadas aos indivíduos que não tiveram nenhum contato com pessoas doentes, não viajaram para áreas de risco e nem testaram positivo para COVID-19.

As medidas mais básicas de um distanciamento estão em não realizar eventos que reúna pessoas, fechamento parcial ou completo de locais que causem aglomerações como escolas, comércios, templos religiosos, academias, parques públicos e entre outros.

Medidas com resultados mais eficazes podem incluir a limitação de número de pessoas em transportes públicos, mercados entre outros espaços. Alguns países podem adotar rodízio de circulação por faixa etária, local de moradia, família e entre outros.

Lockdown no Brasil

Até o momento apenas o governador do Maranhão, Flávio Dino, decretou lockdown de dez dias nos municípios de da Ilha de Upaon-Açu que é: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

No dia 29 de abril o secretário de saúd, Edmar Santos, disse em reportagem ao RJTV que o estado poderá adotar lockdown no estado do Rio de Janeiro para conter o avanço da pandemia.

Helder Barballho, governador do Pará, disse que vai decidir até o dia 5 de maio se vai decretar lockdown ou não.

Texto por Fábio Reis para PFARMA

* A reprodução é permitida desde que citada a fonte com link para https://pfarma.com.br 

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img