spot_img

[Opinião] Quando o Nordeste de Amaralina é mais Wakanda

Published:

Neste domingo, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência. A data foi designada em alusão ao aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, executado aos 40 anos de idade pela força de repressão do estado. Zumbi foi torturado, teve sua mão cortada e a cabeça decepada. Seu crime? A luta pelo fim da escravidão colonial no Brasil, bem como pela liberdade de culto e religião.


No 20 de novembro, tão importante quanto à homenagem ao importante líder quilombola, é exaltar o orgulho negro, sua cultura e ancestralidade. É reverenciar os nossos heróis, residente no Complexo Nordeste de Amaralina. Falo de mães e pais de família, moradores da periferia, que travam verdadeiras batalhas diariamente. Em sua maioria negros, esses homens e mulheres, que são historicamente esquecidos pelo poder público e que padecem em subempregos, em filas de postos de saúde, em transporte público de péssima qualidade… São mães que choram por seus filhos, que assim como Zumbi, acabam vítima de um política de segurança pública genocida, que tem como alvo o povo preto e pobre…

São crianças e jovens que crescem sem pai, desprovidas de afeto, amparo, vítimas das circunstâncias e da fatalidade a eles relegadas. São os adeptos das religiões de matriz africana, vítimas das mais sórdidas formas de preconceito…São as mulheres negras, três vezes sacrificada: pela sua cor, condição social e pelo simples fato de ser mulher… São os jovens do moradores do Nordeste, Vale das Pedrinhas, Chapada ou Santa Cruz colocados sempre ao papel de coadjuvantes, esquecidos e sem oportunidade. Tudo isso fruto do racismo estrutural, que como bem definiu o filosofo e advogado Silvio Almeida, “cria novas formas de racismo a fim de manter as desigualdades e estruturas de dominação”.


É dia de saudar esses heróis, que mesmo diante das adversidades, não desanimam. “Envergam, mas não quebram”. Salve, Menino Joel! Salve, Professora Clarice! Salve, Gil de Leon! Salve,  Ítalo Menezes! Salve Barata Show!  Salve, Ryan Andrew! E tantos outros guereiros…. Os nossos “Panteras Negras”. Sim, Waakanda é aqui.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img