spot_img

Parceria do NES e EVL Consultoria Contábil auxilia moradores do Complexo Nordeste de Amaralina na declaração do IRPF; saiba mais

Published:

Unir o útil ao agradável. Assim pensaram Verena Ribeiro e Fernanda Almeida, com o projeto “Transforme sua declaração em um ato de amor”, inciativa da  EVL CONSULTORIA CONTÁBIL em parceria com o NORDESTE EU SOU.  As contadoras disponibilizarão à população do Nordeste de Amaralina o serviço de apoio para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Em troca do benefício, 2kg de alimento não perecível para ajudar os moradores do bairro em situação de vulnerabilidade social. Além da contribuição de 02kg de alimentos por declaração, é preciso fazer o preenchimento do formulário para agendar seu atendimento, no link a seguir: https://forms.gle/cgY3YK4ZaTRD7cHS8

Os interessados devem se dirigir à CASA NES (ver endereço), no dia 9 de a abril, a partir das 9h.

Para participar do projeto, é necessário atender os seguintes requisitos:  ter recebido rendimentos tributáveis até R$ 40.000,00, limitado à soma de até 02 fontes de rendimentos; ter até 02 dependentes  Na ocasião é preciso estar munido dos seguintes documentos: RG; CPF; título de eleitor; declaração do IR 2021; informe de rendimentos tributáveis; informe de investimentos e movimentações financeiras; documentos que comprovam a compra ou venda de bens em 2021; e comprovantes de gastos médicos e educacionais.

De acordo com Verena Ribeiro ,  iniciativa “surgiu muito mais da vontade de estar próximo ao publico, que nem sempre tem noção da obrigatoriedade e nem o conhecimento sobre o envio da declaração”.

“A gente sabe que desde 2015 tabela do IR não é atualizada. Então, a cada ano que passa o numero de pessoas que são obrigadas a declarar só aumenta . Alem disso, apesar de toda a gama de informação em volta do processo de envio da declaração, nem sempre isso consegue chegar a todos os públicos. Nossa vontade é justamente colaborar nesse sentido”.

Sanções –  O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um tributo da espécie imposto existente em vários países, que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, paga uma certa porcentagem de sua renda ao governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.

A contadora Fernanda faz um alerta sobre as punições que poderão ser aplicadas para aqueles que deixarem de fazer a declaração:

“Você cidadão que possui uma renda que exceda determinado valor se faz necessário a prestação de contas juntamente a Receita Federal para evitar quaisquer multas ou problemas com autoridades. Contudo, ainda existem aqueles que não cumprem a obrigatoriedade do envio da declaração… Este cidadão estará sujeito a ter seu CPF irregular pela Receita Federal, onde limitará a sua vida em determinadas questões como não poder participar de concursos, não conseguir empréstimos”.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img