Paulete Furacão na campanha do Google sobre a importância do respeito ao nome de pessoas trans

29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Assista vídeo da campanha #ConviverTransforma.

Crédito: Reprodução / Google Para o vídeo, a empresa convidou pessoas reais e apresentou seus nomes em meio às imagens

Hoje, 29 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. E todo ano o Google lembra a data com a campanha #ConviverTransforma.

Esse ano, a empresa convidou o TRANSarau para chamar atenção a um elemento extremamente importante para pessoas travestis e transexuais: o respeito aos seus nomes. Sejam eles retificados em documento ou não. Entre elas está nossa representante do Nordeste de Amaralina, Paulete Furacão.

A ideia da ação é celebrar a conquista de um nome com o qual se identifica, e como todo o esforço para defender essa identidade é digno de respeito. Para o vídeo, a empresa convidou pessoas reais e apresentou seus nomes em meio às imagens. As histórias dessas personagens serão contadas em outros conteúdos da plataforma.

Para além da conscientização, o Google apresentou duas novidades no buscador. A partir desta quarta, quando o usuário pesquisar “passo a passo retificação de nome e gênero”, a plataforma apresentará no resultado da busca um conteúdo criado pela ONG Casa 1 que mostra todo o guia para realizar o processo.

A Consultoria Transcendemos também preparou respostas às dúvidas comuns sobre a questão trans, como “o que é uma pessoa trans” ou “o que é cis/cisgênero”? Para acessar o conteúdo, basta pesquisar por “Transcendemos explica”.

Com o objetivo de entender quais eram as maiores urgências da comunidade, a empresa convidou oito pessoas trans para dois dias de imersão. O respeito ao nome de uma pessoa trans foi uma questão latente e, por isso, escolhido como tema da campanha de 2020.

Este é o segundo ano em que o Google participa da conversa sobre visibilidade trans. Em 2019, um Doodle homenageando a Brenda Lee foi o ponto de partida para entender mais sobre a realidade dessa população e criar diversos conteúdos que ajudaram a informar, sensibilizar e contextualizar estas existências.

Assista ao vídeo da campanha:

COMPARTILHAR
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.