spot_img

[Podcast] A quebrada venceu e segue vencendo com Jefferson Borges no programa Fala, emancipade

Published:





A tia do geladinho, a venda na porta de Seu Zé, a moça do bolo, a vizinha da quentinha, a parente que vende todas as marcas de cosméticos na revista. Se você nasceu ou morou em bairros de periferia, certamente essas figuras são muito familiares pra você. A economia na favela tem seu jeito e sua configuração própria, mas hoje já sabemos que ela pode e vai muito além disso. É por isso que, nesse episódio, Amanda Dias irá conversar com Jefferson Borges, do Portal NordesteEuSou, sobre empreendedorismo e consumo periférico. Chama toda a comunidade pra ouvir as dicas aqui e fazer o dinheiro circular entre os seus pra gerar prosperidade!

Ouça:

Sobre o Fala, emancipade

Amanda Dias cresceu vendo o que costuma chamar de “sevirologia” (uma brincadeira que representa a arte de se virar). Oriunda de uma família de baixa renda em Salvador, acompanhava o pai trabalhar em dois empregos e a avó, que tinha ocupação formal, atuar como marisqueira nos fins de semana para complementar o orçamento. O panorama extremamente comum a milhões de pessoas do país acabou virando meio de vida: hoje, Amanda cria conteúdo sobre educação financeira e emancipação econômica com foco em população com menos condições.

O programa é semanal, com participação de convidados e temas que misturam notícias e experiências pessoais para mostrar como grandes pautas influenciam o dia a dia de quem ouve, dicas para sair do endividamento e encontrar soluções financeiras, e incentivo para que as pessoas encontrem caminhos para viabilizar seus objetivos de vida. Assim como foi possível com sua própria vida, Dias tem como missão levar dicas aplicáveis a todos os tipos de bolsos, prestando um serviço prático a seus ouvintes sempre com muita brasilidade e abordando ainda temas como ancestralidade.  

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coletados em 2019, 62,4% dos trabalhadores brasileiros que têm ensino fundamental incompleto estão na informalidade. Diante desse cenário, os empreendedores por necessidade são um dos principais públicos do conteúdo produzido por Dias. “O podcast é mais uma oportunidade de aproximação com esse público, para que possam entender que finanças são para todos. E também de trazer referências brasileiras, que são mais próximas. Vou falar de mulheres negras, de feirantes, de baianas de acarajé que conseguiram sair do zero, com toda estrutura contra elas, e alcançaram um espaço de poder com o empreendedorismo”, conta. 

“Fala, Emancipade” é um podcast semanal, com novos episódios disponíveis sempre às quartas-feiras. O programa está disponível no Globoplay e nas principais plataformas de áudio. 

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img