O pré-candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), anunciou que o professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), doutor em História, e ativista do movimento negro, Wilson Roberto de Mattos, será o coordenador do programa de governo da chapa majoritária da federação PSOL e Rede Sustentabilidade.
Wilson é doutor em História desde 2000 pela Pontifíce Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e já foi Pró-Reitor de Ações Afirmativas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, é professor titular na universidade. Além disso, o educador possui uma vasta experiência em temáticas como cultura, sociedade, cidadania, e representatividade, e foi nomeado Conselheiro Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMDCN), em 2013.
Com o objetivo de tornar a cidade de Salvador mais inclusiva e estabelecer políticas públicas que auxiliem o acesso à educação, à saúde, e à segurança pública, Kleber Rosa convidou o professor Wilson Mattos para “coordenar, contribuir, e somar” na elaboração das propostas que serão apresentadas durante o processo eleitoral.
Kleber Rosa destaca a trajetória de militância de Wilson Mattos em prol de diversos direitos sociais, especialmente, a implementação das cotas para estudantes negros na UNEB. “Ele foi uma das principais figuras que articulou a política de cotas na UNEB”, afirma o pré-candidato, que também é militante do movimento negro e foi uma das principais lideranças do movimento que pautou a necessidade de efetivação das Ações Afirmativas na Ufba .
O prefeiturável enaltece a carreira acadêmica do pesquisador: “Wilson já trabalhou em projetos sobre desenvolvimento sustentável, políticas públicas raciais, análises sobre a discriminação racial na Bahia, cultura e literatura, assuntos de grande relevância de uma forma geral. Por isso, queremos utilizar o seu preparo e conhecimento para construção de uma Salvador com a nossa cara!”, destacou o pré-candidato.
O anúncio foi oficializado durante o “Encontro Pensando Salvador”, realizado pela federação PSOL e Rede Sustentabilidade, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, que contou com a participação da pré-candidata a vice-prefeita, Dona Mira Alves (PSOL), de intelectuais de diversas instituições de ensino da Bahia, lideranças de movimentos sociais, e pesquisadores, onde discutiram o ” Espaço Urbano e o Trabalho em Salvador”, na noite da última segunda-feira (22).