Como já é tradição, no dia 27 de setembro, data dedicada a celebração de São Cosme e São Damião (no candomblé representados pela figura dos Ibejis), a professora Dilza dos Santos, 60 anos, moradora do Nordeste de Amaralina, celebra seu aniversário e compartilha com toda a comunidade o tradicional Caruru. A comemoração reforça uma herança ancestral que atravessa gerações.
A celebração acontecerá a partir das 12h, na Rua Rubens Pinheiro, N°165, Nordeste de Amaralina, e toda a comunidade está convidada para prestigiar essa data especial. Como gesto de solidariedade, Dilza solicita que cada convidado leve 2kg de alimentos não perecíveis, a serem destinados a instituições sociais.
“É o dia do meu aniversário, eu tenho irmãos gêmeos, Cosme e Damiana, meu pai sempre deu esse Caruru, um certo tempo ele mudou de religião e eu continuei. Já tenho 6 décadas, pra mim é uma honra e felicidade, vem colegas de todos os bairros: Itapuã, Liberdade, Aeroporto, Boca do Rio, Amaralina. Venho me preparando meses antes para esse banquete e tem 5 anos que peço as pessoas que tragam 2kg de alimentos não perecíveis para que eu faça doações, todo ano escolho uma instituição ou algumas pessoas para contemplar esses alimentos” completa Dilza que leciona na rede estadual e atua como secretária na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho,