O Ministério da Educação (MEC) divulgou os nomes dos vencedores e destaques da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB) – Etapa estadual de avaliação. Entre vencedores e destaques, duas professoras da Escola Municipal Arthur de Sales, localizado na Santa Cruz, vencem na categoria Pré-Escola e conquistam o prêmio para comunidade. São elas, Rosana Torres da Silva, vencendo com o projeto: O cotidiano e seu valor para a vida na escola…. Por uma escola “Com Vida”.
“Foi uma euforia muito grande. Foi muito bom ser reconhecida, fiquei surpresa, não imaginava que a minha metodologia de ensino utilizada fosse ser reconhecida. Quando fazemos o trabalho em sala de aula viso muito o desenvolvimento da criança. Quando o trabalho ultrapassa as paredes da sala de aula, enobrece o professor”, comentou umas das professoras contempladas. Outra vencedora pela categoria Destaque é a professora Monica Freitas da Silva Soares, com o trabalho intitulado “Investigando as Tartarugas”. “Maravilhoso, um reconhecimento, sinto-me privilegiada. O mérito não é só meu é de toda a equipe Observei o quanto as crianças gostam das tartarugas, resolvemos construir um mural com imagens, e assim surge o projeto”, afirmou Monica.
A coordenadora da instituição Jane Santos, não esconde a satisfação e alegria do reconhecimento dos projetos no cenário nacional: “Estamos imensamente contentes com o prêmio, é um reconhecimento de cada esforço que realizamos diariamente para leva o melhor para cada criança. Um trabalho feito de sementinha que aos poucos observamos os resultados positivos. O nosso objetivo é sensibilizar as crianças para amanhã serem grandes cidadãos, conscientes dos seus direitos e deveres, essa é a nossa missão. Foram vários projetos inscritos e o nosso está no meio dos vencedores, uma grande honra”, explica.
Os 30 selecionados para a etapa nacional e os selecionados para a premiação especial serão anunciados no final do ano. No total, 4.040 professores da educação básica da rede pública de todo o país se inscreveram no PPB. O prêmio distingue e recompensa o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro. Na etapa estadual, são premiadas seis categorias: Educação infantil/creche, Educação infantil/pré-escola, Anos iniciais do ensino fundamental/1º, 2º e 3º anos, Anos iniciais do ensino fundamental/4º e 5º anos, Anos finais do ensino fundamental/6º ao 9º ano e Ensino médio. Serão 158 vencedores, um de cada categoria por estado.
O Prêmio – O Prêmio Professores do Brasil (PPB) é uma iniciativa do MEC com instituições parceiras que tem como objetivo estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A premiação dá visibilidade às boas experiências pedagógicas conduzidas pelos docentes, além de oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.
Para participar, os professores enviaram um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Neste ano, serão distribuídos R$ 305 mil aos vencedores, bem como viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior, além de placas para as escolas dos candidatos que tiverem experiências selecionadas.
Como diz o grande Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, partindo das sábias palavras desse grande educador brasileiro, a equipe do NORDESTEUSOU saúda e parabeniza as profissionais da instituição por em meios às tantas dificuldades existente em sala de aula, se dedicam com zelo, carinho e amor, ofertando e levando o melhor para cada aluno.