O mês de junho chega com o clima contagiante dos festejos juninos, que tomam conta dos becos e vielas do Complexo Nordeste de Amaralina. No bairro da Santa Cruz, um dos destaques é a tradicional Quermesse da Graça, que acontece há 30 anos. O tradicional festejo será realizado neste domingo (15), a partir das 13h, na Rua Nove de Janeiro.
O evento, que nasceu da movimentação dos fiéis da Capela Nossa Senhora das Graças, vinculada à Paróquia Santo André, tinha como intuito arrecadar fundos para a igreja e celebrar os festejos em honra à Santa que dá nome à capela. A organização era feita pelos próprios jovens do local.
“Eu era uma menina quando Vera Lúcia foi uma das protagonistas da Quermesse, essa brincadeira onde a gente fazia as barraquinhas em um centro comunitário, com palhas, com disputas de barracas. Cada um enfeitava a sua barraca do seu jeito. Então assim começou a Quermesse da Graça”, lembra Núbia Souza, atual coordenadora da capela e principal responsável pela festa.
Na época, as barracas eram feitas com palha, e havia comidas típicas, brincadeiras e quadrilha, tudo restrito aos fiéis do local e seus parentes. Afinal, a festa acontecia no espaço ao fundo da capela. Com a ampliação do templo, o evento precisou ser transferido para a praça da Rua Nove de Janeiro. O que já era uma grande festa, se transformou em algo ainda maior.
E lá se foram 30 anos. Neste ano, Núbia Souza falou à equipe sobre a expectativa para a edição especial e aproveitou para convidar a comunidade. “Hoje a gente já consegue expandir na praça, na Rua Nove de Janeiro, que fica ali na Santa Cruz. Então todos são convidados para este momento maravilhoso, onde vamos ter brincadeiras, vamos ter um forrozinho com a banda Salada Baiana, comidas típicas, bebidas… É um momento muito contagiante e familiar, onde todos brincam, se divertem de forma tranquila”, finaliza.
