spot_img

[DEVOÇÃO]Viva Santo André! Fiéis festejam André um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

Published:

Noite de festa. Comunidade Católica da Paróquia Santo André celebra seu padroeiro, às 19 horas, na Matriz no Vale das Pedrinhas.

Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recrutar apóstolos para o Messias. No Novo Testamento é sempre citado entre os quatro primeiros, junto com João, Tiago e seu irmão Pedro. Nasceu 5 a.C., em Betsaida, às margens do lago de Genesaré, na Galileia.

Era filho de Jonas, pescador local, e irmão de Pedro, que também é conhecido como Simão. Era discípulo de João, que pregava a vinda do Messias que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira. O Evangelho de São João relata o primeiro encontro de André com o Filho de Deus, em seus primeiros dias de revelação, após o batismo no Rio Jordão.  Desde daquele momento, os dois irmãos tornaram-se discípulos de Cristo e deixaram tudo para seguir Jesus.

No começo da vida pública de nosso Senhor ocuparam a mesma casa em Cafarnaum. Segundo as Escrituras, André esteve sempre próximo a Cristo durante sua vida pública. Esteve presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu graças e dons no primeiro Pentecostes. Ajudou, entre grandes ameaças e perseguições, a estabelecer a Fé na Palestina. Segundo a tradição, foi crucificado em 30 de novembro de 60 d.C, em Patros da Acaia, cidade na qual havia sido eleito bispo, durante o reinado de Trajano, por ordem do pró-cônsul romano, Egeias.

Foi amarrado, a uma cruz em forma de X, que ficou conhecida como a “Cruz de Santo André”. Suas relíquias foram transferidas de Patros para Constantinopla e depositadas na Igreja dos Apóstolos, tornando-se padroeiro desta cidade. Quando Constantinopla foi tomada pelos franceses no início do século XIII, o Cardeal Pedro de Cápua levou as relíquias para a Itália e as colocou na Catedral de Amalfi, onde ainda permanecem.

No Complexo do Nordeste de Amaralina a Paróquia de Santo André está há 46 anos, com as comunidades: Sta. Paulina/Sta. Cruz, N.Sra. Rainha da Paz/Areal, Nossa Senhora das Graças/Santa Cruz, Comunidade Matriz/Sto. André, 02 Pontos de Evangelização Santa Dulce dos Pobres e Santa Terezinha do Menino Jesus, evangelizando e procurando ser presença de Jesus no meio do nosso povo, com suas pastorais, grupos e movimentos. Possui dois centros comunitários que promovem ações sociais e formação humana, trabalho de autoestima com as mulheres, cursos de iniciação profissional, uma Escola Comunitária conveniada com a Prefeitura de Salvador.  Após percorrer nove noites com a tradicional novena, hoje, 30, dia do seu padroeiro é a realizada ás 19 horas missa festiva com a participação do Bispo (ainda por confirmar) e com seu pároco, Padre João Pedro. Viva Santo André!!

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img