Rio Vermelho terá praias interditadas e proibição de venda de bebidas no dia de Iemanjá; saiba mais

Medidas buscam evitar aglomerações para conter a disseminação da Covid-19

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou hoje (27) que o bairro do Rio Vermelho terá restrições na próxima terça, dia 2 de fevereiro, data da festa em homenagem a Iemanjá. Com o objetivo de conter aglomerações devido à pandemia de Covid-19, depósitos de bebidas serão fechados durante todo o dia, enquanto postos de combustíveis, delicatessen e padarias da região não poderão vender bebidas alcoólicas. Já os bares e restaurantes só estarão autorizados a abrir a partir de 19h. O prefeito ainda anunciou que os acessos às praias do Rio Vermelho estarão interditados desde a Colônia de Pescadores até o restaurante Sukiyaki (veja a lista completa de medidas mais abaixo).

Segundo Bruno, a programação da festa em homenagem à Rainha do Mar também foi alterada para evitar aglomerações. “Nós sabemos que na madrugada do dia 1º pro dia 2, a oferenda da Colônia de Pescadores sai lá do Dique e chega ao Rio Vermelho ainda muito cedo. Fica exposta durante metade do dia, até 14h, 15h, quando as pessoas que têm seus compromissos religiosos, pretendem ofertar seu presente a Iemanjá, depositam junto à imagem, que às 15h sai mar adentro. Esse ano será diferente. Esse ano, a imagem sairá do Dique, chegará aqui às 8h da manhã e será diretamente colcoada no mar, sem exposição”, disse o prefeito, acrescentando que, pela primeira vez, não estará presente no evento. O governador Rui Costa também não marcará presença.

O prefeito lembrou que a população pode depositar suas oferendas a Iemanjá ao longo de toda a orla da cidade, não apenas no Rio Vermelho. “Sei que tem muita gente que tem devoção, que tem seus compromissos religiosos, nós temos 64 km de orla em nossa cidade. Peço às pessoas que prestem sua homenagem a Iemanjá nos diversos cantos da cidade. Tenho certeza que sua proteção espiritual, sua fé será abençoada”, pontuou.

Confira as medidas adotadas para o 2 de fevereiro no Rio Vermelho:

  • Depósitos de bebidas: não abrirão
  • Bares e restaurantes: ficarão fechados durante o dia e poderão abrir a partir das 19h
  • Ficam proibidos:
    • Food trucks
    • Comércio informal
    • Ambulantes
    • Carros de som e afins
  • Comércio e serviços essenciais permanecem abertos
  • Postos de combustíveis, delicatessen e padarias não poderão vender bebidas alcoólicas
  • Interdição dos acessos às praias desde a Colônia de Pescadores até o Sukiyaki, durante todo o dia 2
  • Trânsito normal, sem bloqueios ou barreiras físicas

Perímetro de restrição

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou que a praia do Rio Vermelho será fechada no dia 1º de fevereiro, de modo a evitar aglomerações por causa da Festa de Iemajá, comemorada no dia 2.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.