Salvador Capital Afro 2025 celebra cultura negra no mês de novembro; Femadum, Festival Afropunk e Caminhada do samba estão na programação

Published:

Por: G1 Bahia

A Prefeitura de Salvador divulgou, nesta segunda-feira (13), a programação completa do Salvador Capital Afro 2025, iniciativa que promove atividades culturais, artísticas e econômicas e destaca a força da cultura negra no mês de novembro na capital baiana.

Ao longo de quatro semanas, a cidade vai receber mais de 50 atividades gratuitas, entre shows, desfiles, oficinas, mostras, festivais e encontros artísticos que promovem o afroturismo, a economia criativa e o empreendedorismo negro.

A abertura oficial será no dia 1º de novembro, com o Afro Fashion Day, no Terreiro de Jesus. O evento celebra a moda afro-brasileira, a ancestralidade e o protagonismo da população negra nas passarelas e na indústria fashion.

No mesmo dia, o público poderá conferir a exposição “Floresta de Infinitos”, na Casa das Histórias de Salvador, além das atividades formativas promovidas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), como a Oficina de Jazz Funk e o Cineclube Boca de Brasa.

O encerramento será marcado pela tradicional Caminhada do Samba, no dia 30 de novembro, na Avenida Contorno, reunindo blocos e sambistas em celebração ao Dia Nacional do Samba.

Confira a programação completa abaixo:

01/11 (sábado)

  • Afro Fashion Day

O Afro Fashion Day é um evento que celebra a moda e a cultura afro-brasileira, valorizando a identidade, a ancestralidade e o protagonismo da população negra na passarela e na indústria fashion.

  • Ballroom – Lunna Montty

Ballroom é um movimento cultural e artístico, nascido nas comunidades preta e latina LGBTQIA+ de Nova York, que usa a dança, a moda e a performance para empoderamento, resistência e celebração da diversidade.

Os bailes (balls) são competições onde as participantes desfilam em diversas categorias, como voguing, runway e face, para ganhar reconhecimento para suas “casas” (houses), que funcionam como famílias escolhidas.

Data: 5 de novembro
Horário: 17h às 22h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha

  • Afropunk

O evento celebra a música, a arte, a moda e a expressão da cultura negra e afro-diaspórica, com a participação de artistas nacionais e internacionais.

Datas: 8 e 9 de novembro
Local: 
Parque de Exposições

  • Femadun

É um evento cultural anual realizado pelo grupo musical Olodum em Salvador, Bahia, que celebra a cultura afro-brasileira e oferece diversas manifestações artísticas como música, dança, literatura e cinema.

Promovido há mais de quatro décadas, o festival é considerado o maior festival de música negra da América Latina e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura de matriz africana, além de dar visibilidade a novos artistas.

Datas: 15 e 16 de novembro
Local: Pelourinho

  • Show de Léo Santana

Data: 20 de novembro
Horário: 15h
Local: Praça Maria Felipa, Comércio

  • Caminhada do Samba

Evento anual que celebra o Dia Nacional do Samba. Organizada pela União das Entidades de Samba da Bahia, a caminhada reúne blocos de samba que desfilam em trios elétricos na Avenida Contorno, promovendo a tradição e identidade do samba soteropolitano.

Data: 30 de novembro
Local: Avenida Contorno

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img