A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Bahia, que será realizada dia 9 de setembro, no centro de Salvador, traz como tema este ano o ‘abraço à diversidade’. Na programação, estão shows com atrações musicais que vão das 11h às 21h30, distribuídas entre oito trios elétricos e um palco.
Este ano, o evento terá como padrinho Fernando Guerreiro, diretor teatral e presidente da Fundação Gregório de Matos, e madrinha Julieta Palmeira, secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. Guerreiro é conhecido por dirigir diversas peças teatrais, dentre elas, a comédia “ A Bofetada”. Já Julieta é médica geriatra, integrante do movimento feminista e defensora do movimento LGBT.
Eles participarão das atividades e receberão a honraria em cima de um trio. A programação conta ainda, com show de transformistas, que homenageará o grupo de dança Dzi Croquettes e a banda As Frenéticas. Também haverá uma premiação de honra ao mérito da diversidade cultural LGBT.
De acordo com o presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, entre os premiados estão as ministras Carmén Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Rosa Weber, do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), lembradas pela aprovação da mudança de nome para homens e mulheres trans, e sua autorização de uso no título de eleitor.
Duas universidades federais também serão homenageadas: a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal do Sudoeste Baiano (USFB), indicadas por criarem cotas na pós-graduação para homens e mulheres transexuais, travesti ou transgênero. Além disso, o Esporte Clube Bahia receberá o prêmio devido à campanha “Não há impedimento”, em comemoração ao 17 de maio, dia Internacional de Combate a LGBTfobia.
Cortejo de trios
A abertura oficial do cortejo dos trios começa às 15h, sob o comando da atriz Márcia Andrade, com execução do hino nacional pela cantora Juliana Ribeiro, coroação dos padrinhos, discurso de autoridades e apresentação do Cortejo Afro, no trio oficial do GGB. Em seguida, o cortejo segue com mais sete trios levando muita música eletrônica e shows.
Trio da Diadorim (Núcleo de Gênero da UNEB)
DJ Mauro Telefunksoul e convidados
Trio UMA
DJs Kelly Cooper, Magoo, Neres e Sasha Heels
Trio Leokret do Brasil
Giba e banda BateStaka ao som de sertanejo universitário
Trio da Boate Tropical
DJs e show de transformistas, dentre elas Lyza Bombom (SP)
Trio Uber
Gilmelândia
Trio Chaveirinho do Arrocha
Trio Arco Íris
Programação :
11h
Grupo vocal Black Boys
11h30
Drags
Rosa Moreno
Frutífera
Suzzy D Costa
Léo Vitar
Alehandra Dellavega
Nágila Goldstar
Ferah Sunshine
12h40
Rainha Loulou e The Fabulous
60 anos de Madonna
13h
Duelo das divas (covers)
Scarlet Sangalo (Ivete Sangalo)
Bia Mathieu (Claudia Leitte)
Scher Marie (Daniela Mercury)
13h30
Cantora Cida Martinez
15h
Cantora Denise Correia
17h
Banda Limusine
19h
Cantora Márcia Castro