O Ministério da Saúde deve emitir ainda nesta quarta-feira (6) uma nota técnica com orientações para a vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos contra a dengue. Segundo a titular da pasta, Nísia Trindade, diversos estados já solicitaram uma ampliação do público-alvo devido à baixa procura pelo imunizante.
Durante a coletiva nesta terça-feira (5), ela ainda afirmou que a pasta irá fortalecer a divulgação da campanha de vacinação. Para março, também é esperada a abertura da programação de vacinação nas escolas.
A secretária nacional de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, também presente na coletiva, afirmou que houve um estudo para ampliar o público-alvo sem interferir na aplicação das duas doses necessárias para a imunização contra a dengue, que devem ser tomadas com um intervalo de três meses.
“Temos que pensar em estratégias de médio prazo. Não será a última epidemia de dengue que teremos. Não é uma vacinação que vai responder a esta epidemia”, afirmou ainda. Segundo ela, a nota técnica oferecerá orientações sobre a possibilidade de avanço na faixa etária para que não faltem vacinas.