spot_img

Surfista Olimpinho é novamente homenageado em Praça de Amaralina; Cesinha também deverá ser contemplado

Published:

O primeiro baiano campeão brasileiro de longboard, Olímpio Batista Filho, mais conhecido como Olimpinho, será novamente homenageado na Praça João Amaral, em Amaralina. Ex-morador do Nordeste de Amaralina, Olimpinho será eternizado através da escultura de uma prancha de longboard, que foi inaugurada em 2008, e agora, após a reforma, volta ao local.

“Com alegria no coração, ontem, 29 de Julho recolocamos o nosso monumento em homenagem a Olimpinho na Praça João Pinheiro do Amaral. Foi uma manhã de muita alegria. Estamos também muito felizes com a criação do espaço em homenagem a Cesinha, nosso inesquecível Loucarão, do eterno São José. A obra de requalificação da Praia de Amaralina está linda”, disse Fernando Guedes, presidente da Associação de Surf de Amaralina.

“No dia 26 de outubro de 2019, às 10 horas, o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço e disse que a obra vai melhorar a qualidade de vida em Salvador. Aqui a baiana de acarajé, capoeira, pescador e surf vão trabalhar em melhores condições… É pra abraçar todo mundo.. Nossa vida vai melhorar!”, completou.

Olimpinho iniciou sua carreira no surf profissional na década de 80. Em 1999 sagrou-se campeão brasileiro de longboard. Negro e oriundo de bairro periférico, o campeão resolveu abandonar o surf profissional devido à falta de investimento ao esporte na Bahia. Morreu assassinado, aos 41 anos, no Rio de Janeiro, em novembro de 2006, mas antes disso cravou o seu nome como um dos grandes expoentes do surf baiano e nacional.

Praça – Outro ilustre morador que deverá ter seu nome lembrado na nova praça é o auxiliar de enfermagem, Antônio Cesar Pitta, o Cesinha, morto em abril, vítima do Coronavírus. Uma iniciativa de amigo de Cesinha, que fez circular, através das redes sociais, uma abaixo assinado visando dar o nome dele à nova praça esportiva que será entregue em Amaralina. Cesinha era conhecido nos babas e torneios disputados na orla do bairro.

A solicitação já foi levada à Câmara de Vereadores e deve ser aprovada nos próximos dias.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img