A Escola Professor Bernardino Moreira, localizada no bairro Nordeste de Amaralina, realizou nesta sexta-feira (6) seu tradicional desfile cívico de 7 de setembro. O evento, que envolve a participação ativa dos alunos e da comunidade local, celebra a independência do Brasil com um ato simbólico de valorização da história e da cultura nacional, reforçando o papel da educação no fortalecimento dos valores cívicos.
Para a diretora da instituição, professora Analis Moreira, o desfile pelas ruas do bairro “é uma forma de fortalecer as tradições cívicas, promovendo o respeito pela pátria e seus valores entre os estudantes”.
“A Escola Professor Bernardino Moreira, com seus 56 anos de dedicação à educação, tem o orgulho de realizar o desfile cívico em homenagem à independência. Além de ser uma oportunidade para aprender sobre a história do país e seus símbolos, o desfile também contribui para o desenvolvimento da disciplina, do trabalho em equipe e da organização dos alunos. É essencial contar com a parceria das famílias para continuarmos promovendo esse evento, que visa fortalecer o sentimento de pertencimento e o amor pela pátria entre os jovens. Juntos, podemos seguir cultivando o patriotismo e o respeito à nossa nação.”
“Acho muito importante essa tradição da EPBM, pois as crianças precisam conhecer a história das pessoas e, sobretudo, das mulheres que lutaram pela independência do Brasil. Diante da política em que vivemos hoje e do esquecimento do passado, acho fundamental estarmos sempre resgatando esses fatos. Nossos filhos e nossos netos precisam saber como de fato ocorreu a nossa independência”, completou Gleide Conceição, mãe da aluna Maria Aparecida, do 4° ano A.
Maria faz coro às palavras da mãe:
“Acho importante o desfile, que honra ainda mais a independência do Brasil.”