Para começar o ano com pé direito e sem da sopa para o azar, vale de tudo. São muitos os que preferem seguir à risca o que manda a tradição e não desprezam as superstições para a noite do réveillon: vestir branco, pular sete ondas, consumir uva, lentilha e romã, além do vinho espumante são alguns dos hábitos imprescindíveis na noite da virada. O NES resolveu ajudar aqueles que pretendem seguir fieis à tradição e iniciar o 2018 com o pé direito. Seguem abaixo alguns dos principais hábitos e os significados dos mesmos para a noite do dia 31 de dezembro:
O costume de levar presente/oferenda para Iemanjá na noite da virada não é restrito somente aos adeptos de religiões de matriz africana. Para obter proteção muitos são aqueles que deixam o presente e fazem um agrado à “rainha do mar”. Da mesma forma podemos interpretar o costume de pular sete ondas na noite do ano novo. O hábito está ligado à Umbanda e tem como intuito homenagear Iemanjá. Portanto, ao pular as sete ondas no mar, você invoca os poderes de Iemanjá e garante a abertura dos caminhos para o próximo ano. Em tempo: O número sete é um número de forte conotação espiritual, além de representar Exu, filho de Iemanjá. A roupa utilizada na noite da festa precisa ser branca, assim como a cueca e a calcinha usadas tem que ser novas. Uma vez que o amarelo representa o poder do ouro e traz dinheiro, na composição do traje não pode faltar também essa cor, podendo ser um lenço, uma faixa ou até a roupa íntima. Falando em dinheiro, uma nota ou uma moeda dentro do sapato atrai mais riqueza, então…
A alimentação não fica de fora e da mesma forma que o vestuário é bastante relevante: uma colher de sopa de lentilha é o suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa; comer as sete partes da romã e guardar as sementes na carteira atrai dinheiro. Dizem também que ajuda aqueles que querem ter um filho.; Uvas garantem prosperidade; o vinho e/ou champanhe, derivados da uva, não podem ficar de fora; a carne de porco garante a dispensa cheia durante todo ano; E atenção: Nada de aves na ceia! As mesmas ciscam para trás e para os supersticiosos isso pode representar retrocessos e atraso de vida.




