O trecho 2 do BRT tem previsão de entrega a partir de novembro deste ano. Dividido em três fases, as obras de macrodrenagem na altura da avenida Lucaia já possuem 60% dos trabalhos concluídos. Também está em andamento a construção de dois elevados na Garibaldi, sendo um no sentido Centro, e o outro na direção do Shopping da Bahia. O prazo de conclusão, neste caso, está estimado para fevereiro de 2023.
As obras dos trechos 2 e 3 do BRT de Salvador foram vistoriadas nesta quinta-feira (26) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais. Os respectivos trechos vão ligar a região do Parque da Cidade até a Estação da Lapa, partindo do parque em direção ao Posto Namorados, na Pituba.
Entre as obras do trecho 2 do BTR, inclui-se também uma contenção de encosta com cortina atirantada na subida da ladeira da Avenida Waldemar Falcão. As outras duas fases da etapa 2 envolvem os trechos da Estação da Lapa até a avenida Vasco da Gama e da Vasco da Gama até a avenida Garibaldi.
Já no trecho 3, com obras avançadas na implantação do corredor exclusivo, estão sendo construídas as estações Parque da Cidade, Itaigara e Pituba – este nas proximidades do Posto Namorados. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), com execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).
As obras da primeira etapa do sistema foram entregues em dezembro de 2020, em trecho que vai da altura do Shopping da Bahia até o Parque da Cidade, no Itaigara. Com 2,9 km de extensão, a intervenção possibilitou a implantação de corredor exclusivo e de dois complexos de viadutos, o João Gilberto e o Félix Mendonça, contribuíndo para o tráfego nas avenidas ACM e Juracy Magalhães.