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Ufba repudia intenção de retirar arte, educação física e inglês do currículo escolar em Salvador

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Em nota publicada nesta segunda-feira (31), a Faculdade de Educação da Ufba (Faced) repudiou o projeto da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de retirar os componentes arte, educação física e inglês do currículo escolar dos primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental I. Assinada pelo diretor da instituição, Roberto Sidnei Macedo, a carta considera a ação como “um erro sem precedentes”.

O comunicado julga a intenção das retirada das disciplinas “uma agressão à profissionalidade e à valorização do trabalho docente vinculadas a essas áreas do saber escolar já consolidadas nas melhores experiências de estados brasileiros e países nos quais a educação é reconhecida pela qualidade da sua efetivação”. 

O diretor ressaltou a importância dos componentes para “uma formação em profundidade, interdisciplinar, multirreferencializada e crítica, pauta fulcral para uma educação conectada com o mundo contemporâneo e suas complexas demandas” e “aguçam e ampliam o pensamento intercrítico entre os diversos saberes”.

“Há que realçar ainda que vem sendo muito fácil, sob a justificativa de uma operacionalidade socialmente não sustentável, negar aos(às) estudantes da educação pública a riqueza formacional à qual têm direito indiscutível. Esse tipo de ajuste instrumental e iníquo, intencionado pelo secretário da SMED e sua equipe, repete o ethos, a ética e a visão sociotécnica vinculados às origens da invenção do currículo tecnicista dos idos do século passado, no qual o autoritarismo tecnicista curriculante pautou-se sempre em fazer currículo para o(a) outro(a), sem o(a) outro(a), muitas vezes contra o(a) outro(a). Esse é caso do que estamos assistindo e corre o risco iminente de acontecer através da SMED”, diz a mensagem.

Diante disso, Macedo pede que o que a SMED considere as posições dos docentes, das entidades e observe como vem reagindo as instituições educacionais dedicadas à formação na Escola Básica. “Faz-se necessário a urgente consciência de que não se mudam currículos simplesmente por ajustes instrumentais de componentes, até porque a qualificação da formação, no mundo contemporâneo, demanda uma profunda e densa compreensão do que seja formação sociotécnica, política, ética, estética, cultural, espiritual e suas transingularidades”, finaliza.

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

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