spot_img

Uma em cada três mulheres no mundo sofre violência física ou sexual, alerta OMS

Published:

Reuters

Em todo o mundo, quase uma em cada três mulheres é submetida à violência física ou sexual durante sua vida, comportamento criminoso que aumentou durante a pandemia, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

A agência da ONU pediu que os governos trabalhem para prevenir a violência, melhorar os serviços para as vítimas e combater as desigualdades econômicas que muitas vezes deixam mulheres e meninas presas em relacionamentos abusivos.

— A violência contra as mulheres é endêmica em todos os países e culturas, causando danos a milhões de mulheres e suas famílias, e foi agravada pela pandemia da Covid-19 — disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Cerca de 31% das mulheres de 15 a 49 anos, aproximadamente 852 milhões de mulheres, sofreram violência física ou sexual, disse a OMS no que chamou de “o maior estudo já realizado” sobre o tema, abrangendo dados e pesquisas nacionais de 2000 a 2018.

O agressor mais comum é o marido ou parceiro íntimo, e um número desproporcional de vítimas está nos países mais pobres. Os números reais são provavelmente muito mais elevados devido à subnotificação dos abusos sexuais, um crime muito estigmatizado.

— Esses números são muito chocantes e realmente são uma espécie de alerta para que os governos façam muito mais para prevenir essa violência — disse a autora do relatório, Claudia Garcia-Moreno.

Funcionários da OMS também afirmaram que meninos devem ser ensinados na escola sobre a necessidade de respeito mútuo nos relacionamentos e consentimento mútuo nas relações sexuais.

Diferenças entre regiões

Em algumas regiões, mais da metade das mulheres enfrentam violência em algum momento da vida, disse Garcia-Moreno, citando a Oceania, a África Subsaariana e o sul da Ásia.

Os países com maior prevalência incluem Kiribati, Fiji, Papua Nova Guiné, Bangladesh, República Democrática do Congo e Afeganistão, segundo dados da OMS. As taxas mais baixas são na Europa.

A OMS ainda afirmou que a violência começa em uma idade “assustadoramente jovem”. Uma em cada quatro meninas de 15 a 19 anos que tiveram um relacionamento foi submetida à violência física ou sexual, disse Garcia-Moreno.

— Este é um momento muito importante da vida. E sabemos que os impactos dessa violência podem ser duradouros, podem afetar a saúde física e mental e levar a gestações indesejadas e outras complicações — disse ela.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img