spot_img

[URGENTE] Infestação de abelha em edifício na Visconde de Itaboraí em Amaralina

Published:

Um enxame de abelha vem assustando moradores de um edifício na rua Visconde de Itaboraí. A colmeia surgiu a pouco mais de 15 dias e literalmente tomou de assalto a área interna do edifício Vila de Inhatá. Em contato com o NES uma moradora de nome Avanna Santos, explicou que já entrou em contato com a prefeitura, com a polícia ambiental e com o corpo de bombeiros e nenhum deles resolveu o problema. “Estamos expostos ao perigo… Temos crianças aqui no prédio… O rapaz que faz a limpeza do prédio já picado diversas vezes… Tem sido um verdadeiro tormento para nós moradores. Peço encarecidamente que as autoridades competentes tomem uma providência antes que aconteça algo mais grave”, explicou a moradora.

FIQUE DE OLHO!

Apesar de parecerem inofensivas, as abelhas podem representar mais perigo do que se imagina. Pessoas hipersensíveis podem inclusive morrer de uma única ferroada.  De acordo com a coordenadora da disciplina de Emergências em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Sandra Regina Sprovieri, a picada pode provocar dor, inchaço e vermelhidão na pele.

Segundo ela, em casos de múltiplas picadas, podem ocorrer manifestações sistêmicas, devido à grande quantidade de veneno.

— Nesse caso, alguns dos sintomas são: prurido, calor generalizado, hipotensão, taquicardia, cefaleia, náuseas e ou vômitos e cólicas abdominais. Em casos mais graves podem ocorrer choque e insuficiências respiratória e renal agudas.

A especialista ainda explica que as manifestações alérgicas locais são caracterizadas por um edema que persiste por alguns dias. Já as alérgicas sistêmicas podem variar de urticária generalizada, mal-estar, edema de glote, choque anafilático, queda da pressão arterial, colapso, perda da consciência, incontinência urinária e fecal, e coloração azulada ou roxa da boca, pele ou unhas.

Após ser picado, até a chegada ao atendimento médico, o indivíduo alérgico deve aplicar uma compressa de água fria ou gelo e usar analgésico para aliviar a dor. A pessoa deve permanecer calma, evitando movimentos bruscos e excessivos. Também é necessário retirar o ferrão cravado na pele e lavar o local com sabão e água corrente.

— O ferrão pode ser retirado com pinça ou com os dedos. Após a ferroada, a abelha deixa para trás não apenas o ferrão, mas também o saco de veneno e parte do seu aparelho digestivo. Enquanto ele permanece cravado, a substância continua a ser instilada involuntariamente nos primeiros 20 a 30 segundos. O método de remoção do ferrão não afeta a quantidade de veneno a ser inoculado na pele do indivíduo.

FONTE: https://noticias.r7.com/saude/picada-de-abelha-pode-provocar-dores-e-levar-a-morte-14102013

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img