spot_img

[Urgente] Parte do teto desaba no Colégio Manoel Devoto.

Published:

Na tarde da última quarta-feira (27) o desabamento de parte do reboco do teto de um dos corredores causou pânico em toda a comunidade escolar do Colégio Estadual Manoel Devoto. Fundado em 1957, a unidade vem sofrendo com a ação do tempo. Nos corredores da sexagenária unidade é normal nos depararmos com rachaduras e fiações expostas. O perigo ronda os alunos e professores da instituição.

Maria de Oliveira*, mãe de um aluno do terceiro ano, procurou a equipe do Nordesteusou afim de expor sua insatisfação e cobrar uma solução por parte dos responsáveis: “Todo dia minha filha chegava reclamando dessas rachaduras. Ontem uma parte do teto cedeu. Poderia ter acontecido uma tragédia! No auditório os fios estão à mostra. Além disso, toda vez que chove alaga. Na última chuva que houve as aulas do primeiro ano foram suspensas. Eu como mãe já estou preocupada com essa situação. Já reclamei com a direção e até então nada. O diretor não gosta que fale”. Manuela Barreto, aluna do segundo ano, corrobora com as acusações:  “O Devoto está indo de mal a pior. Se o desabamento tivesse ocorrido pela manhã matava um. A sorte é que de tarde é vazio. Pela manhã aquele corredor só fica lotado. Inclusive o mesmo pode acontecer no pavilhão do segundo ano”.

Uma professora da instituição, que preferiu manter sua identidade em sigilo, confirmou as denúncias aqui narradas e fez duras críticas à atual gestão da unidade: ”O colégio está totalmente abandonado.  Não existe segurança na escola. Quando chove os meninos do primeiro ano não têm aula, pois as salas ficam completamente alagadas. No verão, tivemos que diminuir o tempo de aulas, pois os ventiladores estavam quebrados e o calor insuportável. O Devoto é uma instituição do Nordeste, do Vale e da Chapada e não pode ficar nessa situação. Às vezes me questiono se isso faz parte de um projeto para fechar a escola…”.  

A escola – De acordo com o Diretor da unidade, o professor Everaldo Duarte, a escola sofreu com as fortes chuvas que vem caindo em Salvador e que um vazamento ocorrido no telhado acabou fazendo com que o reboco da estrutura caísse. “Imediatamente acionamos o setor responsável pela estrutura da rede física da Secretaria Estadual de Educação. O pessoal esteve aqui na escola, fez a avaliação e já acionou a empresa para vir fazer o reparo e dar assistência em relação ao ocorrido. Tanto à SEC, quanto os demais órgãos responsáveis, já foram comunicados sobre a situação do colégio Manoel Devoto. O engenheiro esteve hoje aqui e nos comunicou que no mais tardar até segunda-feira toda equipe da empresa estará aqui na escola”, explicou o Diretor. *Nomes fictícios

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img