spot_img

Vacinação contra Covid-19 será exclusiva para idosos acima de 87 anos nesta quarta-feira (10)

Published:

O secretário municipal da Saúde de Salvador anunciou no final da tarde desta terça-feira (09), durante uma coletiva virtual de imprensa, que a campanha de vacinação contra Covid-19 será suspensa temporariamente para os trabalhadores da saúde. A medida acontece devido ao baixo estoque de doses da capital baiana.

“Salvador é a primeira capital do país a praticamente esgotar o quantitativo de doses destinados pela gestão federal. Isso mostra a eficiência da estrutura montada pela Prefeitura para facilitar o acesso ao imunizante ao público habilitado no momento”, destacou Prates.

Vacinação exclusiva para idosos

A partir de amanhã, 10 de fevereiro, a estratégia acontecerá exclusivamente para os idosos de maneira escalonada. Nesta quarta-feira a campanha atenderá pessoas com idade igual ou superior a 87 anos. Já na quinta-feira (11) a campanha contemplará os indivíduos com idade igual ou superior a 86 anos, e na sexta-feira (12) será incorporada a faixa etária igual ou superior a 85 anos.

As doses estarão disponíveis nos drive-thrus do 5º Centro de Saúde, nos Barris; Atakadão, em Fazenda Coutos; Parque de Exposições, na Paralela, e na Arena Fonte Nova. As salas de vacina do 5ª Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras X e CSU Pernambués também atenderão os idosos.

Todos os postos funcionarão das 08 às 17 horas em todos os pontos de imunização.

A continuidade da estratégia para esse público só foi possível porque a gestão estadual encaminhou mais 8 mil doses das vacinas no final desta terça-feira para o município. “O secretário Fábio Vilas Boas e o governador Rui Costa estão nos enviando 8 mil doses para que Salvador não suspenda a vacinação amanhã para os idosos. Fazemos um apelo para que o governo federal encaminhe nova remessa de doses para nosso Estado para que possamos seguir com a estratégia na cidade”, destacou Prates.

Vacina Express

As equipes volantes que realizam a imunização domiciliar preferencialmente dos idosos acamados ou com dificuldade de locomoção seguirão com a estratégia de imunização em casa até a sexta-feira para o público que já agendado.

Atenção: A partir de amanhã só poderão fazer a solicitação do serviço domiciliar os idosos que estejam nas faixas etárias contempladas no novo cronograma divulgado hoje, através do site: vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br.

Balanço da estratégia

Desde o dia 19 de janeiro, foram encaminhadas 108.980 doses para Salvador. Desse total, 74.140 foram doses da CoronaVac e outros 34.840 do imunizante da Oxford. Até então, mais de 106 mil pessoas receberam a primeira dose na capital – 85,6 mil trabalhadores da saúde, mais de 1,4 mil pessoas (entre idosos e pessoas com deficiência física) que residem em Instituições de Longa Permanência e cerca de 19 mil idosos acima de 80 anos.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img