[FECULTA] Juciara Silva encantou o público com sua dança afro

Published:

No palco do FECULTA, Juciara Silva, moradora do nordeste de Amaralina, encantou o público com sua performance de dança afro. Aos 41 anos, ela cativou a plateia com seus movimentos fluídos e expressivos, ressaltando a riqueza da cultura africana.

Vestindo roupas elaboradas por seus principais figurinistas, Dandara Toalegi Akotirene e Kiko Assis, Juciara transmitiu através de seu figurino a essência dos pensamentos e criações desses talentosos profissionais. “Eu já venho vestida com os pensamentos deles”, afirmou Juciara, demonstrando o vínculo artístico e criativo que possui com sua equipe.

Juciara é conhecida por dançar a dança afro com passos livres, dando vazão à sua própria coreografia no palco. Enquanto muitas formas contemporâneas dessa dança são coreografadas, ela opta por criar movimentos espontâneos que fluem de acordo com a conexão estabelecida com a banda ao vivo. A escolha das músicas desempenha um papel fundamental, incentivando sua performance e transmitindo a mensagem de empoderamento feminino e ancestralidade.

Foto Robert Santos / Nordesteusou
Foto Robert Santos / Nordesteusou

Além de sua paixão pela dança, Juciara expressou o desejo de ter mais representatividade em sua comunidade, especialmente entre as meninas mais jovens. Ela anseia que elas conheçam e se aprofundem no mundo afro, valorizando sua cultura e evitando a aculturação. “Conhecer mais, se aprofundar e ter em si a africanidade”, afirmou Juciara, ressaltando a importância de se identificar com suas raízes e história.

Na comunidade, muitos já conhecem Juciara e a incentivam em sua busca por um espaço como “Deus do Ébano”. Com ambição e talento, ela aspira ser a primeira Deusa do Ébano do Nordeste de Amaralina. Sua presença no FECULTA comprova seu engajamento em divulgar a cultura afro e inspirar outros a valorizarem suas próprias identidades.

O Festival de Cultura e Arte do Nordeste de Amaralina (FECULTA) é uma iniciativa do NORDESTEeuSOU em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador através do programa Procultura.

Robert Santos
Robert Santos
Um taurino falando de tudo um pouco. Vez ou outra o assunto é sério. Tô sempre procurando maneiras melhores de viver a vida e reclamando no caminho porque ninguém é de ferro.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img