spot_img

Além de perigoso, o “empinão” mata e causa acidentes gravíssimos.

Published:

Uma moda que invadiu o mundo das duas rodas nacional, más atitudes na pilotagem que podem ter consequências bem ruins para quem pilota e principalmente para os pedestres.

No Nordeste de Amaralina e em outros bairros populares é comum ver esses tipos de manobras. No início do ano de 2019 o jovem Marcelinho, 19 anos, morador da Santa Cruz, morreu depois que perdeu o controle da moto e colidiu com um poste vindo a óbito na hora. Na noite deste sábado, (4), outra vítima fatal, dessas tais manobras radicas, Dessa vez foi o Senhor José Domingos, conhecido popularmente como Zé do Milho, que teve sua vida ceifada após ser atropelado por uma motociclista que segundo informações populares estava praticando manobras na avenida principal do Vale das Pedrinhas.

Empinar a moto pode ser uma manobra bastante perigosa, permitida somente em locais e circunstâncias bastante específicos A manobra que envolve empinar a motocicleta, fazendo com que ela ande apenas com a roda traseira, é comumente conhecida por sua periculosidade e, assim, por ser proibida pelas leis de trânsito brasileiras. Uma prática esportiva constituída especificamente para empinar motos é o Whellie, esporte que surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e que ainda é pouco conhecido no Brasil. Nessa modalidade esportiva é possível estabelecer limites para a realização da manobra e, também, exigir que a moto seja adequada para andar apenas com a roda traseira.

Empinar a moto sem que ela esteja preparada para a manobra pode gerar problemas mecânicos, que incluem defeitos na caixa de câmbio, na embreagem (que passa por constante pressão) e na própria roda da motocicleta.


É necessária, ainda, a utilização de equipamentos de proteção pelos praticantes. Os equipamentos são essenciais em caso de queda, evitando que o piloto possa sofrer traumas.


Os pilotos que praticam o esporte utilizam, também, técnicas para empinar o veículo, as quais exigem prática para serem adquiridas. Ou seja, a manobra empinando o veículo não é realizada de forma amadora, apenas com conhecimento que o piloto acredita ter sobre trafegar com a moto em apenas uma das rodas.

Uma empinada tem uma multa nada suave de R$ 1.915,40, fora a apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir. O texto do artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro trata isso como “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus”.

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img