Exemplo de vitalidade e inspiração no Nordeste de Amaralina, a corredora Iva Santos Nunes, de 74 anos, brilhou mais uma vez nas pistas. Neste domingo (31), ela conquistou o segundo lugar na categoria a partir de 70 anos na tradicional Corrida Duque de Caxias, realizada na cidade de Jacobina, no interior da Bahia.
Moradora da Rua Jutaí Magalhães, no bairro da Santa Cruz, Dona Iva integra o grupo Aquathlon e tem na corrida um verdadeiro estilo de vida. A paixão pelo esporte começou após a aposentadoria, aos 65 anos, e se transformou em fonte de alegria e superação. “A corrida me libertou de angústias e desgostos. Hoje sou a pessoa mais feliz e realizada depois que iniciei esse esporte”, afirma.
A participação em competições já rendeu a ela uma coleção de troféus e medalhas. Dona Iva acumula mais de dez pódios, incluindo o título de melhor atleta do ano de 2017 pela Federação Bairrão de Atletismo. “Quando posso, viajo para correr. Graças a Deus, sempre dá pódio”, conta, orgulhosa.
Divorciada, mãe de quatro filhos, avó de cinco netos e bisavó de duas meninas, ela é a única da família que se dedica às corridas. “Ninguém corre, só reclamam. Dizem que eu sou a pirada, a maluca”, diverte-se.
Nascida em Santo Antônio de Jesus e radicada em Salvador desde os seis anos de idade, Dona Iva se tornou uma referência para os vizinhos e colegas de treino no Nordeste de Amaralina. A conquista em Jacobina reforça sua trajetória como exemplo de que nunca é tarde para recomeçar e alcançar novos pódios.