spot_img

Nucana realizou a 26ª Caminhada em defesa da Capoeira

Published:

No mês da Capoeira o Grupo Nucana realizou a 26ª edição do encontro do Nordeste de Amaralina em defesa da capoeira. O evento aconteceu em dois dias, 24 e 25 de agosto. No último sábado (24), aconteceu palestras e oficinas para os capoeiristas no Centro Social Urbano do Nordeste com a presença de diversos mestres da capoeira regional e angola.

Na manhã deste domingo o grupo se reuniu no Final de Linha do Nordeste de Amaralina e saíram em caminhada pela a avenida principal do bairro com muita música e rodas de capeira ao som do Berimbau.


História

Arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música; a Capoeira é brasileira e foi criada pelos africanos escravizados, a partir do século 16, para proteção contra a violência dos colonizadores.

Proibidos de lutarem, disfarçavam-na com os ritmos e movimentos das suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Daí justifica-se a originalidade e beleza dos movimentos que são sempre acompanhados de música.

Ilegal e passível de detenção até o ano de 1930, a Capoeira resistiu e recebeu, em 2008, o reconhecimento do estado brasileiro de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial e, em 2014, tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e possui adeptos em mais de 160 países.

Os baianos e Mestres de Capoeira: Pastinha (5/04/1889 – 13/11/1981) e Bimba (23/11/1899 – 5/02/1974), são os criadores dos principais estilos de Capoeira, respectivamente, a Angola e a Regional. A primeira é a mais antiga e é caracterizada por ritmo musical lento, golpes mais próximos ao solo e muita malícia e a regional tem a mistura da malícia da angola com o jogo rápido de movimentos.

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img