spot_img

Projeto Ginga De Peito Aberto II realiza Griô da Capoeira

Published:

No segundo ano de execução, o Projeto Ginga De Peito Aberto II fará dois belos eventos entre os meses de julho e agosto. A iniciativa realizará Griô da Capoeira nas Escolas Municipais Cristo Rei e Vale das Pedrinhas, ambas em Salvador. Cada uma das instituições é um núcleo de atividades e recebe 225 alunos. Ao todo, o Ginga beneficia 450 crianças e jovens da capital baiana com aulas gratuitas de capoeira.

O primeiro Griô será realizado na escola Cristo Rei, e está marcado para a manhã do próximo sábado, dia 27, das 10h às 12h. A programação será aberta pelo Mestre China que fará um relato sobre como a capoeira mudou sua vida. Após, será a vez do Grupo São Bento fazer uma apresentação cultural. Por fim, será feita uma grande roda de capoeira com todos os participantes do Griô.

Um dos idealizadores do evento, o coordenador pedagógico do Ginga, Anderson Lopes, ressalta que a capoeira é uma cultura das comunidades e o evento é um convite para se religarem com a história.

“Será um evento para a família, para os moradores da região. A escola estará de portas abertas para receber todos. Também convido a comunidade surda em geral, já que nosso evento será todo feito com intérprete de LIBRAS. Nosso objetivo é compartilhar e conservar a história da capoeira, que é uma das principais heranças culturais de Salvador”, destaca.

Executado pela Organização Social De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, o Projeto Ginga II é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cielo e apoio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Educação.

Inclusão

Um dos diferenciais do Projeto Ginga II é a inclusão. A iniciativa se preocupa com a participação de todos. Por isso, além de além de oferecer tradução simultânea em LIBRAS durante os griôs, o projeto ensina capoeira para alunos com autismo, síndrome de down ou paralisia cerebral.

Griô na escola Vale das Pedrinhas

No sábado seguinte, dia três de agosto, será a vez da Escola Municipal Vale das Pedrinhas receber o Griô. A programação será a mesma da escola Cristo Rei. No entanto, o evento começará um pouco mais cedo: às 9h30 e terminará às 11h30. A instituição de ensino estará aberta para receber pais, moradores da região e comunidade surda em geral.

Vagas abertas

O Projeto Ginga De Peito Aberto II ainda tem vagas abertas para novos alunos. Podem participar da iniciativa crianças e jovens entre 7 e 17 anos de idade. Além das aulas de capoeira, as atividades também abordam as questões históricas da capoeira, com o objetivo de gerar acesso à educação através da cultura popular.    

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img