No dia 19 de julho, das 09h às 17h, a Escola Polivalente, no Nordeste de Amaralina, em Salvador, será o palco da quinta edição do Ajô das Pretas. O evento, promovido pelo programa A Voz do Axé em parceria com o Informe Nordeste, reúne movimentos socioculturais da Bahia, com destaque para mulheres negras, em um ato de celebração, resistência e fortalecimento das lutas por respeito e reparação histórica.
A programação gratuita contará com mesa de debate, homenagem à Mestra Gisa e diversas atrações culturais, reforçando a importância de valorizar trajetórias de mulheres negras, incentivar o empreendedorismo feminino e fortalecer redes de apoio comunitário.
Programação
🔹 Acolhimento – Café da manhã para recepção dos participantes
🔹 Mesa de Conversa – Com Antônia Elita, Nenguá Kolero Kueto, Raiza Freitas e Eliene Vale, mediada por Ive Daltro e Iyà Gilmara Santos
🔹 Almoço – Aberto a todos os presentes
🔹 Homenagem – Reconhecimento à trajetória da Mestra Gisa
🔹 Intervenções culturais – Apresentações da poeta Maiara Silva, do violinista Marcos Vinicius, da cantora Nane Peruna, do grupo de capoeira Arte e Luta, da Cia de Dança Arte Kizomba e da dançarina Carol Xavier
Apoiadores
O Ajô das Pretas conta com o apoio de instituições e coletivos como: Apub, Koinonia, Patuá Jóia de Orixá, Empoderamente, Escola Nova União, Arte Kizumba, Diva Alcoólica, Escola Polivalente, SEPROMI, Ótica das Rainhas, Ilê Asé Omin Obàlagbedè e Children.
Sobre o Programa A Voz do Axé
Com nove anos de atuação, o A Voz do Axé é uma rede de comunicação e ativismo sem fins lucrativos que valoriza a identidade negra e promove debates sobre representatividade e religiões de matriz africana. O projeto também atua no enfrentamento ao racismo religioso e na valorização das práticas tradicionais, sempre numa perspectiva antirracista e antifascista.
Serviço
📍 Onde: Escola Polivalente – Nordeste de Amaralina – Salvador (BA)
📅 Quando: 19 de julho de 2025
⏰ Horário: 09h às 17h
✅ Entrada gratuita
Mais detalhes e atualizações no nosso canal do Instagram: