spot_img

Arrastão DiCássia e As Pretas: o protagonismo das mulheres nas tradições juninas do Nordeste de Amaralina

Published:

O arrastão do Sambão Junino DiCássia e As Pretas acontece no próximo dia 28 de junho, a partir das 16h, com saída da Feirinha do Nordeste de Amaralina em direção ao final de linha, como parte da programação do Forró de São Pedro do NES.

Criado em 2023, o Arraiá das Pretas nasceu com o objetivo de fortalecer a cultura junina no Nordeste de Amaralina com o protagonismo de mulheres negras. A iniciativa foi idealizada pela cantora e compositora Di Cássia, durante a pandemia, em parceria com o sanfoneiro Zózimo Conceição, um dos nomes mais importantes do samba junino no bairro.

A primeira apresentação do grupo aconteceu em 2023, no Sarau do Zózimo, uma homenagem póstuma ao músico. Desde então vem ganhando destaque na comunidade. Em 2024, integrou o cortejo do bloco Sei Lá Yes, no Carnaval do circuito Mestre Bimba, e agora este ano realiza seu próprio arrastão.

Nos vocais, estão a própria Di Cássia e as cantoras do projeto Favellê Music, Liyah Wolguer e Vikay (filha de Zózimo Conceição). O grupo também conta com uma ala percussiva formada por mulheres da comunidade, que levará às ruas um som que mistura samba duro com ritmos tradicionais do São João, como o forró e o xote.

Di Cássia destaca a importância da iniciativa: “O Arraiá das Pretas vem para fortalecer a cultura dos festejos, trazendo muita tradição e alegria, além de gerar renda e movimento para a economia da comunidade. É cultura, renda e autoestima pro nosso povo.”

Sobre a expectativa para o cortejo, Liyah Wolguer comenta: “Nosso preparo é com muito carinho. A ideia é levar alegria para nossa comunidade e fortalecer a beleza das nossas tradições juninas.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img