[Coluna NES] Voa, menino Gil de Leon. Chapada Arte e Cidadão. Guerreiro do Complexo Nordeste de Amaralina

Published:

O Complexo Nordeste de Amaralina se despediu nesta terça-feira (2) do líder comunitário Gil Sacramento da Silva Gil Sacramento da Silva ou simplesmente Gil De Leon, como se tornou conhecido em todo o bairro ao longo dos seus 51 anos. Sempre guerreiro e combativo no trabalho social em prol dos mais necessitados, Gil acabou sucumbindo a um câncer de fígado. Combateu o bom combate, como se diz no popular.

Seja no bazar dos artistas, no Chapada Arte Cidadão, no Instituto Entre Aspas ou em qualquer outra empreitada de cunho social que ele entrasse, sempre mostrava a mesma resiliência, elemento fundamental para um homem negro, homossexual e morador da periferia. “Sou de uma família pobre mas com princípios morais elevados”, costuma dizer aquele que se tornou umas das grandes lideranças comunitárias de Salvador. Conheci Gil há alguns anos. Eu querendo iniciar na comunicação comunitária, ele já com larga experiência no trabalho comunitário.

Não pude me despedir de Gil. Pelo menos não da maneira que ele merecia. Gostaria de dizer a ele, que a semente plantada por ele ao longo de quase três décadas dedicados à comunidade, tem germinado no meu trabalho enquanto comunicador, em especial, à frente do jornalismo do Nordesteusou.  Chapada Arte e Cidadão. Guerreiro do Complexo Nordeste de Amaralina! Gil De Leon, presente!

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img