spot_img

Grafite transforma muros de escola Dionisio Cerqueira; veja imagens

Published:

Os muros do Colégio Estadual General Dionisio Cerqueira, na Santa Cruz, estão de cara nova. Agora, além de homenagear a Professora Clarice Pereira – falecida em 2020 -, a grafitagem celebra também outros mestres da rede pública, os funcionários do recinto e um legado de conscientização preta.

A arte urbana apresentada nos muros contribui para conscientização dos alunos, é o que observa a diretora Ilca Guimarães.

“Eu sou uma professora antirracista e trago isso para minha prática. Eu sou fruto de um relacionamento interracial e o meu processo de me descobrir negra foi muito grande. Eu tenho consciência do quanto isso impacta as nossas – do povo negro e pardo – subjetividades. Trazer um muro com professores negros e estudantes negros prega o amor preto. Tudo isso é um resgaste de ancestralidade, de origem, de pertencimento, de identidade e sim, do combate ao racismo”, conta.

Cores e traços que encantam e dialogam. Mais do que isso, são formas lúdicas que, além de hipnotizar, têm a função também de educar. “A educação e a arte elas cumprem um papel extremamente importante: que é de conscientizar, que é de restabelecer essas subjetividades, que é de conscientizar, de informar que o racismo existe e que o genocídio negro bate com força nas nossas comunidades.”, finaliza a diretora Ilca Guimarães.

Se esse tipo de resgate sempre foi necessário, nos tempos atuais se tornou imprescindível.

Robert Santos
Robert Santos
Um taurino falando de tudo um pouco. Vez ou outra o assunto é sério. Tô sempre procurando maneiras melhores de viver a vida e reclamando no caminho porque ninguém é de ferro.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img