O grupo “Os 30+” comemora 15 anos mantendo viva a tradição do samba junino, expressão cultural típica da Bahia que mistura o ritmo do samba com o espírito dos festejos de São João.
Criado no dia 15 de junho de 2010, o grupo foi idealizado por Osvaldo Pereira, o Tiziu, com a proposta de reunir apenas trinta amigos para celebrar juntos. O que era uma simples confraternização entre os “mais chegados” acabou ganhando força e conquistando o bairro, oferecendo uma opção de festa para quem não podia viajar no período junino. “Começou como uma brincadeira só entre trinta amigos, mas a coisa cresceu”, conta Edmilson Rodrigues, organizador e um dos responsáveis pelo grupo.
Hoje, o arrastão reúne cerca de cem pessoas, todas uniformizadas com bermuda branca, camisa polo temática e chapéu panamá, saindo do Sítio Caruano, em frente ao Hotel Lótus. “Muita gente da comunidade que não podia se afastar de Salvador começou a ter onde curtir o São João no dia 24 e também no 2 de Julho, na Independência da Bahia”, afirma Edmilson. O percurso vai até a nova sede do Nordesteusou e retorna ao ponto inicial, mantendo a animação do começo ao fim.

Durante o trajeto, o grupo faz paradas em frente à casa de amigos idosos, de pessoas falecidas queridas pelo grupo e na residência do presidente Tiziu. “É um momento ímpar, de muita felicidade e descontração. Os músicos bebem uma ‘água’ e os amigos aproveitam para trocar abraços e risadas com os componentes”, destaca Edmilson.
Mas antes da saída, há um instante que emociona a todos. “A gente faz uma oração que arrepia. É comum ver muita gente chorando, eu mesmo, não consigo segurar”, admite Edmilson.
Tradicionalmente, o Arrastão Os 30+ desfila nos dias 24 de junho e 02 de Julho e este ano não será diferente.