spot_img

Pesquisadora lança livro sobre a feira do Nordeste de Amaralina

Published:

As história e estórias da tradicional feira de domingo do Nordeste de Amaralina podem ser conferidas no livro “A FEIRA DOMINICAL DO NORDESTE DE AMARALINA: Um Circuito da Economia Urbana”, de autoria da pesquisadora Regina Célia Santos Rocha.

De acordo com a escritora, o livro é fruto da sua dissertação de mestrado defendida na UFBA em 2016.

“A pesquisa surge da curiosidade de menina que aos sete, oito anos de idade vê o desenvolvimento do bairro, o surgimento do Vale das Pedrinhas e a chegada de uns caminhões que diziam vir do interior. Residi no bairro por cerca de quarenta anos, quando cheguei o Vale era todo horta e não tinha transporte coletivo. Essa pesquisa possivelmente seja o resgate dessa menina curiosa sobre a origem dessa Feira que impulsiona o circuito da Economia Urbana em Salvador. A obra está dividida em Caminhos da pesquisa e o Contexto histórico das Feiras livres no Brasil e em Salvador”, explica.

“O livro aborda sobre o processo de urbanização de Salvador e do bairro Nordeste de Amaralina, destaca-se a fala de Ana Sirone, freira italiana que muito contribuiu para a formação política e urbanística do Complexo Nordeste de Amaralina, ou seja, há uma viagem um viagem histórica e geográfica do bairro. É apresentado mapas e gráficos sobre o circuito das feiras livres e do perfil dos feirantes e consumidores da FNDA. A cidade de Amargosa e o distrito de Corta Mão tem um destaque, pois foi o local do trabalho de campo com os feirantes mais antigos vindo do interior e que vendem bananas em cachos. Porém o ponto forte ao meu ver são os depoimentos dos feirantes antigos (do interior e moradores do bairro), dos moradores e consumidores que contam a origem da Feira e trazem a mesma como geradora de renda para vários atores sociais”, completou.

O lançamento da obra, que será feita de forma online, através do canal do Youtube do Posgeo, acontecerá na próxima sexta-feira (30), a partir das 19h.

A autora– Regina é mestra em Geografia pela UFBA, especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, especialista em Direitos Humanos, professora de Geografia (aposentada),Vice presidente da Sociedade Protetora dos Desvalidos, , primeira Instituição civil Negra do Brasil, fundada em 1832.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img