spot_img

Quem é Jerônimo Rodrigues, pré candidato a governador pelo PT

Published:

Pré-candidato ao governo da Bahia nas eleições de outubro, Jerônimo Rodrigues (PT) tem 56 anos e nasceu em Aiquara, na região do Médio Rio de Contas. Formado em engenharia agronômica, ele é gestor público e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Considerado homem de confiança do governador Rui Costa, Jerônimo foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural entre 2015 e 2019; e da Educação, de 2019 até esta semana, quando deixou o cargo para disputar a eleição. Ele foi escolhido pelo PT em decisão unânime deliberada em reunião da Executiva Estadual do partido no dia 11 de março.

Na Secretaria da Educação (SEC), ele foi responsável pela criação de diversos programas de assistência estudantil, a exemplo do Bolsa Presença, que garante um auxílio mensal de pelo menos R$ 150 para famílias de estudantes da rede estadual de ensino. Na pasta, Jerônimo também deu início a um programa de infraestrutura escolar cujo investimento ultrapassa os R$ 3,5 bilhões.

O petista assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) após coordenar o programa de governo do então candidato Rui Costa, nas eleições de 2014. O desempenho na pasta, por conseguinte, o credenciou para comandar a coordenação geral da campanha pela reeleição do governador em 2018.

Antes disso, na gestão do ex-governador Jaques Wagner (PT), Jerônimo atuou como assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia. “Conheci a Bahia trabalhando pelos baianos e baianas. Vou continuar cuidando da nossa gente, levando o trabalho do Governo do Estado para todas as regiões da Bahia”, afirmou o gestor, que recebe o ex-presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (31) para lançamento de sua pré-candidatura, em Salvador.

O pré-candidato do PT teve passagem também no governo federal, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele foi secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, secretário executivo adjunto do ministério e secretário executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero-Americana. “O grupo confia em meu trabalho e sabe da minha firmeza e dedicação em tudo que eu faço”, disse Jerônimo ao falar sobre os mais de 10 anos de experiência em gestão pública.
História de vida
Filho do agricultor familiar Zeferino Rodrigues e da costureira Maria Cerqueira, Jerônimo tem uma história de vida marcada pelo trabalho e pela superação de dificuldades. Nascido no pequeno distrito de Palmeirinha, ele teve que deixar os pais ainda na infância para estudar em Jequié, onde morou com irmãs. Ele e seus oito irmãos nasceram em casa, com o auxílio de uma parteira, e tiveram uma vida simples na comunidade rural localizada nas proximidades do Rio de Contas.

Após concluir o Ensino Médio, Jerônimo precisou novamente mudar de cidade para dar continuidade aos estudos e realizar o sonho de ingressar na universidade. Em Salvador, se preparou para o vestibular e, após aprovação, migrou para Cruz das Almas, onde cursou Engenharia Agrônoma na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi na graduação que Jerônimo conheceu sua esposa, a feirense Tatiana Velloso, com quem teve seu único filho, João Gabriel, de 20 anos.

Em Feira de Santana, por meio de concurso público, Jerônimo se tornou professor efetivo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde lecionou nos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Geografia. Na pós-graduação, suas atividades são voltadas para disciplinas como Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, Mercado de Capitais e Metodologia do Ensino Científico.

“Sempre enfrentei meus desafios com muito trabalho, persistência e coragem. Foi desta forma que superei as dificuldades que a vida impôs. Junto com Lula, vamos trabalhar para superar o desafio de reconstruir o Brasil e continuar trabalhando por toda a Bahia”, afirmou o pré-candidato.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img