spot_img

Veja onde você pode se vacinar contra o sarampo

Published:

O Dia D de vacinação contra o sarampo, no sábado (10), terá 82 pontos de imunização em Salvador. A população pode buscar o serviço, das 8h às 17h, em postos da rede básica de saúde.

A imunização é recomendada para pessoas com idade entre 12 meses e 49 anos. Quem possui o esquema vacinal completo não precisa ser imunizado novamente. Aqueles que já foram infectados com o vírus do sarampo não precisam tomar a vacina, porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida.

De acordo com a prefeitura, a vacina já está disponível nos postos de saúde. O Dia D é para reforçar a campanha.

Confira a lista clique aqui.

Alerta

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, em julho deste ano, um alerta para o surto de sarampo na Bahia, após três casos importados da doença serem confirmados no estado.

De acordo com informações da Sesab, o primeiro caso foi de uma pessoa que mora em São Paulo e chegou em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano. Os outros dois foram de uma pessoa que estava em São Paulo e chegou em Salvador e de uma menor de 12 anos que viajou para Espanha e retornou para a capital baiana.

Sintomas

Segundo a Sesab, os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo.

Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.

A recomendação para os profissionais de saúde é de que seja feita a notificação de todos os casos de suspeita de sarampo, independente da idade e da situação vacinal anterior.

Ainda segundo a Sesab, o sarampo afeta, principalmente, crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas.

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img